Mostrar mensagens com a etiqueta alimentação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta alimentação. Mostrar todas as mensagens

09/03/2015

GORDURAS



  Se seguirmos todas as indicações quanto ao que comer e beber, estamos perdidos. Leite, talvez sim, talvez não. Café, um dia um perigo, no outro, 4 por dia não fazem mal... Agora, o açúcar é o mau da fita!
  Não resistimos a transcrever a parte final de um artigo da revista E, do Expresso de 28 de fevereiro, da autoria do psiquiatra José Gameiro:

  E então, não é que agora os americanos - sempre os americanos -, nos vêm dizer que afinal as gorduras não são assim tão más? Parece que só uma pequena parte de nós é hiper-reativo aos lípidos, a maior parte não tem repercussão nos níveis de colesterol. Ovos com gema e tudo, à vontade. O demónio da moda é o açúcar. Querem um conselho, de psiquiatra? Comam cozido à portuguesa, com todas as gorduras a que têm direito, bifes mal passados com ovo a cavalo, mas não se esqueçam de pôr adoçante no café...
   Só mais um pormenor, o vinho tinto continua a valer, depois é só andar um bocado a pé para baixar a alcoolemia e dormir a sesta... E boa sorte para o centésimo aniversário. Já não conhecem ninguém, mas é tudo gente amiga.

11/02/2015

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

    No dia 3 de fevereiro, todas as turmas do 6º ano da nossa escola tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde. O edifício situado no centro desta cidade era a antiga cadeia civil, mantendo as portas das celas e as grades das janelas originais.
  Começámos pela visualização de um filme sobre a doação de sangue. Não fazíamos ideia de todo o trabalho que implica e da sua importância. "Dar sangue é salvar vidas".


   De seguida, subimos ao primeiro andar, um túnel que parecia uma veia. A porta representa as válvulas que deixam o sangue entrar. Fomos percorrendo  a "veia" e vimos os constituintes do sangue pendurados no teto, observámos o que acontece quando nos cortamos e aprendemos que é muito importante não arrancarmos a crosta que se forma, pois funciona como um penso natural, aumentámos ainda os nossos conhecimentos sobre o sistema circulatório. O Pedro Alexandre do 6º E mediu a sua tensão arterial e está de boa saúde. Foi divertido ouvir os batimentos cardíacos de alguns animais, quanto maior for o animal menos batimentos tem: por exemplo, a baleia tem 9 batimentos por minuto e o colibri 1200. Para terminar esta viagem ao interior do nosso corpo, vimos uma veia entupida e falámos sobre a importância de uma alimentação saudável.
  Novamente no rés do chão, no restaurante "Sangue Bom", criámos duas refeições, uma com alimentos saudáveis e outra com alimentos prejudiciais à nossa saúde. Chegámos à conclusão que comíamos mais e ingeríamos menos calorias  na primeira.

16/10/2014

DIA DE ALIMENTAÇÃO

  Giuseppe Arcimboldo, nascido em Milão em 1527, muito antes de se instituir o Dia da Alimentação, pintou a série As quatro estações, representando o Outono, como se vê na imagem, recorrendo a frutas, flores e legumes para construir um rosto. 
  Era o tempo em que só se comia a fruta da época, em que as estações estavam perfeitamente diferenciadas. Hoje, impera o plástico, o rápido, o pronto a comer.

  O  jornal i, no dia 2 de outubro, publicou alguns conselhos de modo a serem evitados alguns riscos. Sigam-nos.
  Comam de tudo. Comam variado e, de vez em quando, ... façam umas asneirinhas... Sabem tão bem!!!