O Rali de Portugal é a maior prova de desporto motorizado que se realiza em Portugal, desde 1967. Começou por se designar Rali Internacional TAP, organizado por Alfredo César Torres.
A primeira edição, de 5 a 8 de outubro, é ganha por José Carpinteiro Albino e António Silva Pereira num Renault Gordini.
Em 1970, também em outubro, o Rali já conta para o Campeonato Europeu de Ralis. O finlandês Simo Lampinen, num Lancia Fulvia HF, vence esta edição.
Três anos depois, 1973, agora realizado em março, passa a contar para o FIA World Rally Championship. Continua a ser uma prova para elites que se deslocam para as florestais para verem, nesta edição, Jean Luc Therier vencer, no seu Renault Alpine.
É interessante verifcar que, mesmo no Verão Quente de 1975, em julho, o Rali realiza-se. A prova passa a chamar-se Rali de Portugal Vinho do Porto, por mudança de patrocinador. De novo um finlandês, que vai repetir a proeza, vence a prova, num carro que como muitos outros desta prova, se torna o sonho dos milhares que assistem à prova, um Fiar Abarth.
Como não queremos referir todos as provas, terminamos com a edição de 1982, ganho pela primeira, e única vez, por uma mulher, Michelle Mouton, num fantástico Audi Quatro.
Dos corredores portugueses, podemos recordar António Peixinho, Francisco Romãozinho e Manuel Queirós Pereira.
Numa época sem autoestradas, era uma emoção vê-los passar nas estradas nacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMO PODES COMENTAR?
1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"
Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.