No nosso imaginário existem personagens que, pela sua bravura e pelo seu desejo de defender os seus ideais e causas, ultrapassaram os séculos e fronteiras.
Brites de Almeida, mais conhecida por Padeira de Aljubarrota, julga-se que nasceu em Faro, em 1350. Segundo alguns, tinha seis dedos em cada mão, o que, por ser um facto raríssimo, lhe augurava um vida diferente, mágica, cheia força e capacidade de trabalho. Depois de uma vida cheia de aventuras, instala-se em Aljubarrota.
Nesse dia 14 de agosto de 1385, os exércitos portugueses e castelhanos confrontam-se numa batalha decisiva para a nossa independência. Graças às táticas utilizadas, as tropas comandadas por Nuno Gonçalves Pereira infligiram uma pesada derrota ao inimigo, na Batalha de Aljubarrota. De acordo com a lenda, sete castelhanos fugiram da batalha e esconderam-se num forno, pensando assim escapar a uma morte certa. A sua pouca sorte levou-os ao forno de Brites que, com uma pá, os matou um a um, tornando-se símbolo de uma mulher determinada e de coragem.
Muitos séculos depois, em 14 de agosto de 1926, nascia René Goscinny, o criador. com Albert Uderzo, de uma outra figura que povoa a nossa imaginação - Astérix.
Como a Padeira de Aljubarrota, Astérix usa a sua força na defesa da sua aldeia e da sua independência. Não consta que tivesse seis dedos, mas a poção mágica que bebia em situações especiais davam-lhe uma forca inimaginável, apenas comparável à de Obélix e à amizade que os unia.
A BE empresta as aventuras de Astérix, assim como dos seus "irmãos" Lucky Luke e Iznogoud, para além de livros sobre Brites de Almeida.
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMO PODES COMENTAR?
1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"
Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.