08/06/2022

Equipas de Leitura -2º ciclo



No âmbito da ação Escola a Ler, integrada no Plano Escola + 21|23, foram constituídas Equipas de Leitura, nas turmas 5.º C e 5.º D, para as quais os alunos com bom desempenho leitor se mostraram disponíveis para prestarem apoio aos colegas na dinamização de sessões regulares de leitura em sala de aula, em articulação com a Biblioteca Escolar.

Esta primeira experiência teve como mote os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da a genda 2030 e após a sua exploração nas aulas de Português, os alunos selecionaram o14 Proteger a Vida Marinha e o 15 Proteger a Vida Terrestre para desenvolverem esta atividade alusiva ao AMBIENTE.

Na Biblioteca Escolar, foi preparada uma Roda de Livros, onde os alunos tiveram a oportunidade de folhear diferentes tipos de livros/revistas/enciclopédias/dicionários relacionados com os temas escolhidos, para cada equipa selecionar o que mais lhe agradara. Seguidamente, cada equipa identificou uma palavra-chave, dois ou três parágrafos ilustrativos dessa mesma palavra e registaram a respetiva referência bibliográfica. Nas aulas de Português e Apoio ao Estudo foram criados momentos de leitura a par dos parágrafos selecionados, de modo a desenvolver a competência leitora.


Chegado o dia da partilha das leituras efetuadas, foram efetuadas gravações para posterior verificação da competência leitora dos diferentes alunos.

Ao longo das várias etapas desta atividade, os alunos foram construindo um mural, na Biblioteca Escolar.

Parabéns aos pequenos grandes leitores!

Fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.