07/12/2010

“Elogio da leitura e da ficção”

Mario Vargas Llosa, prémio Nobel da Literatura 2010 na entrega do prémio em Estocolmo - Suécia:

 "Aprendi a ler aos 5 anos (...) foi a coisa mais importante que me aconteceu na vida. Quase 70 anos depois recordo com nitidez como essa magia, traduzir as palavras dos livros em imagens, enriqueceu a minha vida, rompendo as barreiras do tempo e do espaço e permitindo-me viajar com o Capitão Nemo vinte mil léguas de viagem submarina, lutar com d’Artagnan, Athos, Portos e Aramis contra as intrigas que ameaçam a Rainha nos tempos do sinuoso Richelieu e arrastar-me pelas entranhas de Paris, convertido em Jean Valjean, com o corpo inerte de Marius às costas.
A leitura convertia o sonho em vida e a vida em sonho e punha o universo da literatura ao alcance da amostra de gente que eu então era."




"A minha mãe contava-me que as primeiras coisas que escrevi foram  continuações das histórias que lia pois tinha pena que terminassem ou queria inventar-lhes o final ..."

“Seríamos piores do que somos sem os bons livros que lemos mais conformistas, menos insubmissos e o espírito crítico, motor do progresso, nem sequer existiria”

 “Ler é protestar pelas insuficiências da vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.