13/03/2012

PROJECTO LEITURAS

A cor preta, tema de Fevereiro do Projecto Leituras, foi pesquisada em Hoje, vamos aprender…

O gato preto ao longo dos tempos

Os egípcios foram os primeiros povos a considerar o gato como um deus. Tinham gatos pretos em casa, mumificando-os depois de mortos.
Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, associando-se a cor às trevas e à magia negra. O papa Inocêncio VIII, no século XV, incluiu-os na lista dos perseguidos pela Inquisição, chegando os gatos a serem queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro.
Edgar Allan Poe imortalizou este animal no conto O Gato Preto,  onde responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais.
A cor preta também está associada ao anarquismo, que adoptou, como seu símbolo, um gato preto em postura de combate.
            No tarot a Rainha de Paus é representada com um gato preto aos pés, significando energia instintiva, mas domesticada.

            O gato preto em diferentes países…

           Na Escócia, um gato preto no alpendre traz prosperidade. Em Itália, ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte, mas, se um gato preto se deita na cama de uma pessoa doente, significa que a morte dessa pessoa está perto. Nos Estados Unidos, o gato preto que cruza o nosso caminho traz má sorte. Por outro lado, se o encontrarmos em noite de luar é sinal de epidemia, para os irlandeses. No Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os maridos regressarão sãos e salvos se mantiverem em casa um gato preto. Também, entre os pescadores, se acreditava que os gatos pretos, eram sinónimo de bom tempo em alto mar. As noivas, ainda em Inglaterra, acreditavam que se lhe oferecessem um animal destes lhes traria sorte.
            Cruzar com um gato preto, nem sempre seria mau, como se crê, no sul de França, onde se acredita que tratar de um gato preto traz boa sorte, e, na Alemanha, se o gato aparece  da direita para a esquerda é mau agoiro, mas da esquerda para a direita é boa sorte. Finalmente, encontrar um gato preto nos celeiros é uma óptima notícia para os agricultores da Letónia.

O preto e os provérbios

Preto na cor, branco nas razões.
Preto não serve preto.
Preto que pinta, três vezes trinta.
O preto não que senão vermelho.
O preto no branco fala como gente.
                          
  O preto em algumas expressões portuguesas
                                   
Pôr o preto no branco – tornar legal qualquer contrato
Parecer o preto da Casa Africana – estar muito carregado
            A Casa Africana era uma loja de roupa, em Lisboa, com um porteiro de cor, fardado, que levava as compras a casa dos clientes. Esta casa ficou conhecida por publicar um anúncio com o desenho do citado porteiro, carregado de encomendas. «Parecer o preto da Casa Africana» ficou, assim, como sinónimo de pessoa que vai muito carregada.
Bibliografia                
Dicionário das origens das frases feitas / Orlando Neves . - Porto : Lello & Irmão, imp. 1992 . – 168 p. ; 22 cm. ISBN 972-48-1640-0
Dicionário Houaiss da língua portuguesa / dir. Antônio Houaiss, Mauro de Salles Villar, Francisco Manoel de Mello Franco . - Lisboa : Círculo de Leitores, 2002 . - 6 vol. : il. ; 31 cm.
O grande livro dos provérbios / José Pedro Machado. - 3ª ed. . - Lisboa : Notícias, 2005 . - 613 p. ; 25 cm. - (Estante Editorial) ISBN 972-46-0768-2

Jéssica Novo, Rafael Costa e Rui Silva, 6º A

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.