19/03/2013

DAVID LIVINGSTONE

      David Livingstone, missionário escocês e explorador de África, nasceu  a 19 de Março de 1813. Dedicou toda a sua vida à exploração de novas zonas e povos africanos. Na procura da nascente do rio Nilo, encontrou as famosas Cataratas Vitória, atravessou o deserto Kalahari, o lago Tanganica, o Uganda, a Tanzânia e o Quénia. Foi casado com Mary Moffat, filha de um missionário, que o acompanhou em inúmeras viagens. (Sobre ela e outras mulheres de missionários e exploradoras, ver Memórias de África, Cristina Morató:

      Mary Livingstone foi enterrada sob um grande embondeiro nas margens do rio africano a que o marido dedicou uma boa parte da vida. (...)
     Livingstone morreu a 1 de Maio de 1873 na aldeia de Chitambo, na actual Zâmbia e os seus fiéis servidores enterraram o seu coração naquelas terras africanas onde passou a maior parte da sua vida. Quando o seu corpo embalsamado pelos nativos chegou a Inglaterra um ano depois, recebeu sepultura com todas as honras oficiais na abadia de Westminster. A sua filha Agnes, (...), pensou que naquelas honras fúnebres faltava uma evocação à sua mãe, que sacrificara tudo para partilhar a vida com ele e que sempre se sentira uma verdadeira africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.