14/05/2014

DE TAXI - LONDRES-SARGAÇO

Sophia, Ruben A. e Isabel da Nóbrega
Ruben Andresen Leitão (1920-1975), conhecido escritor sob o nome de Ruben A.,leitor no King's College, compra um taxi em Londres, um Austin, e faz a viagem, nos finais dos anos 50, até Carreço, à casa que mandou construir - Sargaço.



Sargaço, 1948, projecto de João Andresen
    A viagem mais imprevista de trepidações estabeleceu-se a começar de Palace Gate. hoje dia 29 de Junho, na companhia de Lord Snob, Marquês de Austin e Duque de Taxi-Cab. (...)
      Afife já está no papo e mais dois quilómetros andados para aparecer a beleza da sereia dando voos e saltos numa harmonia perpétua. Tudo é presente de agora. Sargaço é mais do que sonho - aparece como vislumbre perfeito de uma ideia transportada ao mundo da fantasia. - O nosso 'Marquês' ficou tão entusiasmado quer avançou pelo mato dentro em doida correria até se sentir encostado à casa. Ficou de capota aberta a des-suar-se. Estava louco por ter terminado esta viagem ao longo de tanta paisagem e de tanta costa numa procura contínua ao sustentáculo da maior realidade para sonhar.  (...)
     Conheceu Viana como poucos, ia lá três vezes por semana e ficava sempre parado em frente ao chafariz românico naquela praça deslumbrante de arquitecturas diferentes.

   Para quem quiser ler toda a viagem pela Europa e as digressões pelo Minho, pode requisitar Páginas (IV), de Ruben A., e deliciar-se com este Lord Snob.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.