09/06/2014

DIA DA ESPIGA


   Na sequência da publicação deste artigo, recebemos o texto que agora publicamos sobre o DIA DA ESPIGA, comemorado, este ano, no dia 29 de maio.

ramo
  A simbologia das flores é algo que sempre gostei de conhecer. Ao ler estes textos, recordei-me, de imediato, do Dia da Espiga, celebrado na semana passada, e coincidente com a quinta-feira da Ascensão, data móvel que segue o calendário litúrgico cristão e que assinala a ascensão de Jesus ao Céu, ao fim de quarenta dias. Noutros tempos, as pessoas abandonavam as suas obrigações diárias para apanhar a espiga e deslocavam-se às igrejas para participar nas cerimónias religiosas. O trabalho era quase proibido. Recordo uma expressão que a minha avó nos repetia “no Dia da Ascensão nem os passarinhos bolem nos ninhos”. Nesse dia colhia-se a espiga, um conjunto de plantas e flores com as quais se formava um ramo, que depois era guardado durante todo o ano para trazer saúde, alegria, sorte e abundância. 
  As plantas utilizadas tinham uma simbologia própria: a espiga de trigo representava o pão, o malmequer o ouro e a prata, a papoila o amor e vida, a oliveira o azeite e a paz, a videira o vinho e a alegria e o alecrim a saúde e a força. 
   Ainda hoje, em Alvarães, se celebra a solenidade da Hora, que é um canto tradicional resultante de uma mistura de português e latim, onde se entoam quadras seguidas de um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória. Pétalas de flores são lançadas dentro da igreja, em cima dos presentes. Neste dia realizam-se ainda as rogações, orações que se fazem para que as sementeiras produzam abundantemente.

 Júlia Bacelar

 Acrescentamos estes provérbios:

  Da Páscoa à Ascensão, 40 dias vão.
  Quem tem trigo da Ascensão, todo o ano terá pão
  Se chover na Quinta-feira da Ascensão, as pedrinhas darão pão.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.