11/07/2014

FIESTA

 A 8 de Dezembro de 1921, Ernest Hemingway, um jornalista americano, e a primeira mulher, Elizabeth Hadley Richardson, partem para a Europa. Estamos no começo dos anos loucos, em que a lost generation - Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Erza Pound, John Dos Passos e outros - vive em Paris. Scott Fitzgerald acabava de escrever Great Gatsby. (Lembremos o filme com o mesmo nome, e nunca esqueceremos Robert Redford...)
  
Ernest Hemingway (1899-1961)
  Uma visita a Pamplona, durante as festas de San Fermin, põe Hemingway em contacto com as corridas de touros e todo o ambiente à sua volta. 
 No ano seguinte, de novo em Pamplona, vê tourear o jovem Cayetano Ordoñez (1904-1961), visavô dos toureiros Cayetano e Francisco Rivera, filhos de outra lenda do toureiro,Paquirri, familiares de Luis Miguel Dominguin, que... Chega, voltemos a Pamplona. O jovem toureiro dedica a morte do touro a Elizabeth e oferece-lhe uma das orelhas.
 Hemingway, fascinado pelo ambiente de Pamplona:
  Back at the hotel that night when we were dressing for dinner, Ernest said, 'I'm working out a new novel. (...) About the bullfights. The hero will be Ordoñez, and the whole thing will take place in Pamplona.' (...) 'I'm calling the young torero Romero. It starts at a hotel, at three in the afternoon.
The Paris wife, Paula McLain

  Assim é criado O sol nasce sempre (Fiesta) que ainda hoje inspira e faz com que jovens americanos, e não só, corram desembestados à frente de touros em pontas, nos encierros.


  A BE empresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.