16/07/2014

I GUERRA

 Para iniciar as comemorações dos 100 anos da I Guerra Mundial, a Revista do Expresso do dia 12 de julho traz vários trabalhos sobre este tema. Um desses trabalhos faz um pequeno resumo de alguns livros e filmes que nos falam desse conflito. Hoje, mostramos esses livros. Os que estão assinalados com * podem ser requisitados na BE.

A frente ocidental vista vista pelos olhos de um soldado que chega às trincheiras em 1914, vai sobrevivendo a todos os seus camaradas, para ser morto em 1918 num dia tão calmo que o comunicado do Estado-Maior apenas dizia «nada a assinalar»

*
Saga familiar em oito volumes, narra, no penúltimo, a luta desesperada dos pacifistas para tentarem evitar o desencadear da guerra em 1914.

h

O testemunho autobiográfico de um soldado que foi voluntário aos 19 anos e ferido mais de uma dezena de vezes. Conta o horror das trincheiras e a derrota alemã sem nunca fazer juízos de valor sobre o inimigo. Fala de uma guerra impiedosa onde ele e os seus camaradas tentaram manter-se humanos.


A guerra e o amor na frente italiana, contados por um tenente americano que conduz ambulâncias e não é, senão, o alter ego do próprio autor que testemunhou os fuzilamentos de supostos desertores a seguir à sangrenta derrota de Caporetto.

*
A revolução russa de outubro de 1917 contada à maneira de uma grande reportagem por um jornalista e militante de esquerda que tinha a consciência de estar a testemunhar um momento histórico.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.