06/07/2014

VIAGEM À ÍNDIA

  Como este verão está chocho, a sugestão de leitura de hoje é de fôlego e interessantíssima. Começar num destes dias de pouco sol, num local agradável, sugere-se o Girassol, e um bloco para notas. Com a mesma estrutura de Os Lusíadas, com os mesmos episódios, mas na atualidade, não fala de um povo, mas de um herói - Bloom - que nos remete para Ulisses, para James Joyce (ainda não consegui ler este...) e para outras referências.
  Claro que falamos de Gonçalo M. Tavares e da sua excelente obra Viagem à Índia. Escolhemos alguns excertos para abrir o apetite.

 Não falaremos de um povo//que é demasiado e muito.//Falamos apenas de um homem: Bloom.// Bloom abriu os seus dois olhos contraditórios// (um que queria ver o novo, o outro dormir).

   Um homem que fale demasiado//é surdo,...

   A estética terminou. Ficou o dinheiro.

   As mulheres sempre foram mais//minuciosas na vingança - disse Bloom. Folheiam-na// sem saltar uma página. E tratam das unhas//antes de pegar no machado.

   ... os advogados dele eram tão perfeitos//que pareciam ter sido feitos à mão.

   ... os pobres não são bons, murmurava o meu pai,//têm é menos dinheiro para exercer a maldade.

  Vigiai os crápulas - dizia - e vigiai os homens//que falam manso; há no excesso de fragilidade//exibida a preparação de uma maldade,...

  Viera de um país onde metade do dia//mais de metade dos homens fica deitada na cama//a cultivar mentalmente a inveja dos que agem// e se levantam;...

  Abriu-se o apetite? A BE empresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.