28/08/2014

MONTANHA DA IGNORÂNCIA

Já  aqui tínhamos feito referência ao Dicionário de lugares imaginários. Aproveitamos para transcrever um dos verbetes - Montanha da Ignorância, no Reino da Sabedoria.

 Abruptas e escarpadas, viscosas e cobertas de musgo, nelas vivem alguns seres curiosos. O Larápio de Palavras Omnipresente - pássaro desgrenhado, com bico afiado, que nos tira as palavras da boca - faz, por vezes, o ninho nos penhascos. Embora o seu habitat natural seja o Contexto, o desagradável local fá-lo passar a maior parte do tempo fora.
  O Trivium Terrível, demónio de tarefas insignificantes e trabalhos inúteis, ogre de esforços desperdiçados e monstro do hábito, é um cavalheiro elegantemente vestido, com rosto inexpressivo, sem olhos, nariz nem boca. Convencido da importância de fazer coisas sem importância - pois nunca levam ninguém ao seu destino -, o Trivium Terrível distrai-se facilmente do que está a fazer. Pára de caçar para contar um monte de seixos ou para qualquer outra actividade igualmente inúril.
   O Demónio da Insinceridade atrai os visitantes para um poço profundo. Nunca pensa o que diz, nem é o que parece ser.
  O Gigante Gelatinoso não tem forma, pelo que tenta tomar a forma do que está perto de si: de um pico quando se encontra nas montanhas, de uma árvore na floresta, de um arranha-céus na cidade. É muito feroz porque tem medo de tudo e não consegue engolir ideias, pois estas são difíceis de digerir.
  Os Demónios Triplos do Compromisso movem-se em círculos. Sempre que um diz «aqui» e o segundo «ali», o terceiro concorda com todos.
  As Horríveis Ideias Retrospectivas Saltadoras são górgonas de ódio e maldade, como caracóis gigantes de casca macia com olhos coruscantes e bocas húmidas, que deixam rastos de baba e se deslocam com uma rapidez extraordinária.
   O Sabichão Arrogante é quase só boca e está sempre pronto a transmitir informações falsas. Vai à caça associado ao Exagero Grosseiro, que usa os dentes para deturpar a verdade.
   A Desculpa Esfarrapada é uma pequena criatura andrajosa que repete a mesma desculpa vezes sem conta. Embora pareça inofensiva, quando apanha a sua vítima nunca a larga.
     No mais alto cume da Montanha da Ignorância fica o Castelo-no-Ar, que se alcança subindo uma escada em espiral. No fundo da escada encontra-se o Funcionário Tira-Sentidos, que ajuda as pessoas a encontrar o que não procuram, a ouvir o que não lhes interessa e a cheirar o que não existe. Embora lhes possa tirar o sentido da realidade, o sentido do dever e o sentido das proporções, não lhes consegue tirar o sentido de humor enquanto eles ouvirem o som das gargalhadas. Usa casaca e óculos grossos e insiste em anotar todas as informações sobre os viajantes antes de lhes iludir os sentidos.
Norton Juster, The phantom toolbooth

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.