14/09/2014

JÚLIO DINIS

   
 Júlio Dinis (1839-1871), pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, não escreveu com a genialidade de Camilo Castelo Branco ou de Eça de Queirós.  Contudo, a sua curta obra - a pneumonia venceu-o - está carregada de descrições fabulosas e de personagens que ainda hoje são conhecidas por todos, mesmo por aqueles que nunca o leram.
  A Morgadinha dos Canaviais (MC), Uma família inglesa (FI), As pupilas do Senhor Reitor (PSR) ou Os fidalgos da Casa Mourisca (FCM) são alguns dos títulos da sua obra que nos apresentam figuras ímpares, de uma sociedade rural, com a excepção de Uma família inglesa, que tudo cura. Nos seus textos, podemos encontrar retratos de um séc. XIX - a proibição de enterrar os mortos nas igrejas (MC), a construção de novas estradas (MC), os brasileiros, o ambiente campestre, o analfabetismo (MC), uma nova sociedade em crescimento (PSR e FCM).
   A figura mais conhecida que criou, foi, sem qualquer dúvida, João Semana (PSR) que ainda perdura. Mas não nos podemos esquecer do comerciante burguês, personalizado no Sr. Richard Whitestone (FI), o político que procura votos e faz promessas, como o Conselheiro (MC), o cacique local - Joãozinho das Perdizes (MC) , um percursor dos ecologistas - Tio Vicente (MC), lavradores honrados - Tomé da Póvoa (FCM) e José das Dornas (MC) e um sem número de figuras femininas que, pela sua bondade, carácter e persistência acabam por conseguir atingir os seus objectivos - Madalena(MC), Jenny (FI), Berta (FCM) e Margarida(PSR). Não podemos esquecer os "galãs" que acabam caçados... - Henrique de Souselas (MC), Daniel (PSR) e Carlos (FI).
  Eça de Queirós, um pouco sarcasticamente, dele disse: Viveu de leve, escreveu de leve e morreu de leve!
   Vale a pena lê-lo e relê-lo.
    A BE empresta. 

Casa museu Júlio Dinis - Ovar

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.