23/09/2014

LINDA INÊS II

  Gonçalo M. Tavares, no livro já aqui referido, Viagem à Índia, Inês chama-se Mary e está apaixonada por Bloom e é assim descrita a sua morte:

   116
    Voltemos, porém, à minha família
    onde as histórias de amor abundam.
    Famosa entre nós ficou uma mulher,
    de pais nada considerados pela parte pedante dos Bloom,
    que foi muito e muito amada por mim.
    Chamava-se Mary, foi assassinada.

     (...)
    118
    Mary, além de tranquila, utilizava a memória,
    não para recordar informações inúteis
    mas para se recordar de mim quando estava longe;
    Bloom, o homem que ela amava.
    Mary era uma mulher linda, mas a visão engana,
    parece eterna e não é.
    E talvez eu exagere - quem sabe? -
    e Mary não fosse tão extraordinária.

    (...)
    
    174
    (...)
    Eu amava uma mulher chamada Mary
    - disse Bloom ao parisiense Jean M -
    e o meu próprio pai mandou matá-la.
    Eis a minha história. Síntese, síntese. E eis tudo.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.