09/11/2014

O MURO


  Em Maio de 1945, Winston Churchill, num telegrama para o presidente americano, Harry S. Truman, utiliza pela primeira vez a expressão cortina de ferro, em sentido metafórico, não imaginando o que viria a acontecer, anos depois. 



     Na madrugada de 13 de Agosto de 1961, os soviéticos, que ocupavam a parte oriental de Berlim, iniciaram a construção do que viria a ser conhecido por MURO DE BERLIM. Com 66,5 Km de extensão, 302 torres de observação, 127 redes eletrificadas e 255 pistas de corrida para cães de guarda. As ordens eram para atirar a matar quem tentasse passar para o lado ocidental.
   Berlim, as famílias, as casas ficaram divididas, apenas havendo 

um ponto de ligação, que tantas vezes apareceu nos filmes de espionagem, Checkpoint Charlie.


   John Kennedy, em 26 de Junho de 1963, numa visita à Alemanha, neste local, proferiu um discurso que fez História, terminando: Todos os homens livres, onde quer que vivam, são cidadãos de Berlim, e, assim, como homem livre, tenho muito orgulho em dizer: Ich bin ein Berliner (Sou um Berlinense.).
    A 9 de novembro de 1989, finalmente, e depois de dezenas de mortes, o MURO começou a ser derrubado. Mstislav Rostropovich, violoncelista russo exilado, deu um concerto memorável - a suite para violoncelo, nº 2, de Bach.


                         

  Para se entender melhor o que se passou naqueles dias, o filme Good-bye Lenin é um bom retrato. A BE tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.