27/11/2014

OS DUMAS

24-7-1802 / 5-12-1870
17-7-1824/27-11-1897


  Os dois Alexandre, os dois escritores, os dois famosos, embora a obra do pai seja mais vasta e reconhecida.
    Quem não conhece as personagens D' Artagnan, Portos, Aramis, Conde de Monte Cristo, Margarida Gautier? Os três primeiros, os famosos Três Mosqueteiros, segue-se O Conde de Montecristo e a Margarida de A dama das camélias. Verdi tornou esta última ainda mais famosa quando, em 1853, se estreou a ópera La Traviata. 


   Na sua História da Leitura, Alberto Manguel conta que, em Cuba, nos finais do século XIX, nas fábricas de charutos, como o trabalho de enrolar as folhas de tabaco era muito monótono, os trabalhadores contrataram um lector que lhes lia. 
   O material para estas leituras, escolhido previamente pelos trabalhadores (...) ia desde panfletos políticos e livros de História até romances e colectâneas de poesia, tanto moderna como clássicas. Tinham os seus favoritos: "O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se numa escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor, pouco antes da morte deste, em 1870, pedindo-lhe autorização para dar o nome do herói do seu romance a um dos charutos. Dumas consentiu.

   Ainda hoje, são charutos muito apreciados


cinta de charutos Montecristo

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.