11/11/2014

PAPOILAS

  Para comemorar o fim da I Guerra, como se sabe, os Ingleses colocam na lapela uma papoila que simboliza os mortos desse conflito. Desde 1921 que, baseado num poema de John McCrae - Nos campos da Flandres - as papoilas são compradas, revertendo esse dinheiro para ajuda aos antigos combatentes.
   Este ano, no início das comemorações do centenário,  Paul Cummins criou 888.246 papoilas de cerâmica, uma por cada britânico morto, que foram colocadas junto da Torre de Londres. A sua colocação só foi possível graças ao extraordinário espírito de voluntariado que os britânicos têm - 8 000  voluntários ajudaram a "plantá-las".



   Todos os dias, desde julho, no final da tarde, as pessoas reunem-se junto do 'campo de papoilas' e ouvem o nome de 180 militares mortos seguido do toque de recolher. Depois do Dia do Armistício, hoje, as papoilas serão levadas pelos que as compraram, a 25 £ cada uma.
   Muitos londrinos preferiam que as flores ficassem sempre naquele espaço, mas Cummins diz que esta existência temporária simboliza a efemeridade das nossas vidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.