30/01/2015

GANDHI

   Não precisamos apagar a luz do próximo para que a nossa brilhe.

2 de outubro de 1869 - 30 de janeiro de 1948

  Nascido na Índia, Mohandas Gandhi licenciou-se em Direito, estagiou em Londres e, em 1893, foi trabalhar para uma firma de advogados na África do Sul onde defendeu os imigrantes indianos, lutando pelos seus direitos. Nesse país, esteve preso várias vezes, por causa da sua luta pelos direitos cívicos, adotando, já nessa altura, uma posição pacifista e de procura da verdade.
  Em 1915, regressa à Índia, onde continua a sua luta, apelando à desobediência e à não-violência. Em 1921, assume a chefia do Congresso Nacional Indiano, chamando a atenção para a pobreza, os direitos das mulheres, o problema religioso, os impostos que os ingleses impunham a esta sua colónia. Acreditando vivamente na possibilidade de mudança, não olhava a meios para ser ouvido, chegando a fazer várias greves de fome como protesto.
 O Plano Mountbatten, em 1947, começou a desenhar a criação de dois estados independentes - Índia e Paquistão, o que veio a ocorrer a 15 de agosto. Gandhi, de novo, procurou, pacificamente, combater esta divisão, embora concordando com a independência, tentando acalmar a população que se manifestava nas principais cidades.
 No dia 30 de janeiro de 1948, um Hindu fanático assassinou-o, em Deli. 
 Sugerimos que vejam o filme Gandhi, de 1982, protoganizado por Ben Kingsley, vencedor do Óscar para melhor filme.
   Um Homem de LUZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.