03/01/2015

LEITURAS

Os mais velhos lembram-se bem desta Procissão, de António Lopes Ribeiro, aqui, na voz de João Villaret.


 Como sabemos, leitura puxa leitura, e, no último livro de Maria Teresa Horta, Meninas, encontramos uma outra procissão, no conto A ilha, com as mesmas personagens, mas muito mais rica. A mancha gráfica do texto foi mantida:

 ...fiquei diante do padre que vinha à frente do andor pesado, 
   olhar baixo e contrito, arrastando a renda branca da saia pelo cisco, a poeira escura e as pedras miúdas à mistura com pequenas folhas e pétalas maceradas, pisadas com descuido; logo atrás vinham os meninos com capinhas escarlates, que tocavam pequenos sinos de prata ou baloiçavam os turíbulos de onde saíam grossos rolos de fumo com um intenso cheiro a incenso, que me entonteceu ainda mais.
  Os andores floridos, levados aos ombros pelos homens, pareceram-me oscilar perigosamente. Olhei à roda, se bem que temesse encontrar a enorme figura
     do Senhor dos Passos todo de roxo, cruz às costas e joelho na terra, imagem terrífica (...) e que desde o primeiro domingo em que a avó me levara à missa e eu a vira tanto me atemorizara, me envenenara as noites em sobressalto. (...)
   Fascinada,
   corri abertamente, corri maravilhada e sem peso, (...), até me encontrar no meio dos pequenos anjos com as suas asas níveas de penas leves e macias, matizadas de rosas e ametista, prestes - soube - a levantarem voo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.