11/02/2015

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

    No dia 3 de fevereiro, todas as turmas do 6º ano da nossa escola tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde. O edifício situado no centro desta cidade era a antiga cadeia civil, mantendo as portas das celas e as grades das janelas originais.
  Começámos pela visualização de um filme sobre a doação de sangue. Não fazíamos ideia de todo o trabalho que implica e da sua importância. "Dar sangue é salvar vidas".


   De seguida, subimos ao primeiro andar, um túnel que parecia uma veia. A porta representa as válvulas que deixam o sangue entrar. Fomos percorrendo  a "veia" e vimos os constituintes do sangue pendurados no teto, observámos o que acontece quando nos cortamos e aprendemos que é muito importante não arrancarmos a crosta que se forma, pois funciona como um penso natural, aumentámos ainda os nossos conhecimentos sobre o sistema circulatório. O Pedro Alexandre do 6º E mediu a sua tensão arterial e está de boa saúde. Foi divertido ouvir os batimentos cardíacos de alguns animais, quanto maior for o animal menos batimentos tem: por exemplo, a baleia tem 9 batimentos por minuto e o colibri 1200. Para terminar esta viagem ao interior do nosso corpo, vimos uma veia entupida e falámos sobre a importância de uma alimentação saudável.
  Novamente no rés do chão, no restaurante "Sangue Bom", criámos duas refeições, uma com alimentos saudáveis e outra com alimentos prejudiciais à nossa saúde. Chegámos à conclusão que comíamos mais e ingeríamos menos calorias  na primeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.