02/02/2015

SENHORA DAS CANDEIAS

   Na tradição popular, o dia 2 de fevereiro sempre foi de uma enorme importância. Dia da Candelária, Dia da Senhora das Candeias, era esperado com uma grande expectativa, principalmente, a nível meteorológico. Segundo os antigos, Quando a Candelária chora, o Inverno está para ir embora; quando a Candelária rir, o Inverno está para vir. Assim, esperamos que, hoje, chova bem...
   Neste dia, os crentes, iam à Igreja benzer as velas que os iriam proteger dos perigos, entre eles as trovoadas, ao longo do ano.




  A  Igreja celebra a Festa de Apresentação de Jesus no Templo, sendo a imagem da Senhora, que também aí é purificada, na sua iconografia, representada com uma vela, daí o nome que também lhe dão de SENHORA DA LUZ.

  A BE e o grupo de História e Geografia de Portugal organizaram uma exposição com objetos que produziam LUZ, antes das casas serem eletrificadas,  e que pode ser vista no polivalente.


2 comentários:

  1. Enquanto vivi em casa de meus pais, todos os anos, neste dia, a minha mãe retirava-nos da cama, à força, bem cedinho, para que, antes de irmos para a escola, fôssemos à missa, cada uma com sua vela, que acendíamos sempre que trovejava. A minha mãe continua a tradição e traz-nos sempre a nossa vela benzida, todos os anos.
    Júlia Bacelar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estes apontamentos e recordações que tornam este blogue mais rico. Muito obrigada.

      Eliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.