17/03/2015

BALLET

  O nascimento de de Rudolf Nureyev a 17 de março de 1938 fez-nos recordar a importância do ballet, da música ligada ao ballet, de alguns bailarinos famosos e de algumas companhias. A antiga União Soviética foi o berço dos bailarinos mais famosos, como iremos constatar.
   

    Vaslav Nijinsky (1889-1950) bailarino e coreógrafo foi considerado o maior bailarino do século 20. Dançava em pontas, o que era raríssimo entre os bailarinos. Em 1909, juntou-se à companhia Ballets Russes, criado por Diaghilev (1872-1929). Esta companhia foi tão importante que inspirou pintores, como Picasso, estilistas, como Coco Chanel, e músicos, como Stravinsky. Como curiosidade, podemos referir que, durante a estreira de A sagração da Primavera, em 1913, em Paris, houve quase uma batalha entre os apreciadores e os detratores deste moderno ballet ...

    Nureyev, como já vimos, nasceu em 1938, tornando-se um dos maiores bailarinos, depois de Nijinsky. Como ele, desertou da União Soviética, em Paris, em 1961. 
   

  No exílio, Nureyev continuou a sua carreira, agora como par da mais famosa bailarina, a inglesa Margot Fonteyn (1919-1991), para além de uma amizade que durou até à morte da bailarina. O ballet Marguerite and Armand, criado em 1963, por Frederick Ashton, para estes dois bailarinos, inspirado em A dama das camélias, não sendo mais dançado durante o século passado.


  Anos depois, outro ícone russo, que também desertou, neste caso para o Canadá, nascido em 1948 - Mikhail Barishnikov.
   


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.