06/03/2015

MIGUEL ÂNGELO


  Escultor, pintor, arquiteto, poeta e engenheiro, Miguel Ângelo nasceu a 6 de março de 1475. Exemplo maior de um Homem da Renascença, de entre as suas inúmeras obras, destacamos duas:

Pietà
 Esculpida em 1498-99, Pietà, peça em mármore encomendada pelo Cardeal Jean de Bilhères, representa o sofrimento e o amor maternal. Única obra assinada pelo autor, encontra-se na Igreja de S. Pedro. Em 1972, 21 de maio, o geólogo Laszlo Toth danificou a escultura com um martelo, causando graves danos no braço, nariz e sobrancelhas de Maria, ao mesmo tempo que gritava Sou Jesus. Depois de restaurada, a escultura encontra-se protegida por uma caixa de vidro à prova de bala.

   A fotografia premiada pelo World Press Photo, em 2012, é de uma Pietà moderna, com o nome conhecido das figuras fotografadas e uma realidade bélica que não termina. Fatima e Zayed não são modelos que posam são uma mãe e um filho ferido, no Iémen.


 A outra obra em destaque, ainda mais monumental, com 500m2, com 300 figuras, com nove episódios do Génesis, que demoraram quatro anos a pintar, de 1508-1512, é o teto da Capela Sistina, toda ela uma obra de arte com inúmeras interpretações como aqui podem ver, sem milhares de turistas à frente a fazerem selfies...

Criação de Adão


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.