16/04/2015

MOLLY BROWN

Molly Brown entrega ao Capitão Arthur Henry Rostron o prémio pelo resgate dos passageiros doTitanic.

  Como já referimos, Margareth Brown era uma das passageiras de 1ª classe do Titanic. Reproduzimos um excerto do livro Catástrofes e grandes desastres onde nos é narrada a odisseia desta mulher que permitiu que muitas vidas fossem poupadas:

   ... Molly Brown chamou a si toda a coragem e precipitou-se para o convés, mas em vez de pensar em si própria pôs-se a correr de um lado para outro a fim de ajudar mulheres e crianças a tomar lugar nos botes salva-vidas. (...) Apesar das circunstâncias aterradoras, Molly indignou-se ao verificar que o salva-vidas ia quase vazio. fartou-se de barafustar e como havia gente a nadar sem apoio, tentou convencer os homens dos remos a recolhê-las. (...) Os remadores recusaram, alegando que ali só boiavam cadáveres e afastaram-se. Então Molly forçou-os a deixar que as mulheres presentes também remassem para aquecerem os músculos e não morrerem enregeladas. Um dos homens insultou-a, então ela ameaçou empurrá-lo borda fora e acabou por conseguir o que queria.
 Quando finalmente o navio Carpathia se aproximou, recolheu grupos aterrorizados e desnorteados, que mal podia acreditar no que acontecera, mas no bote 6 não havia vítimas de hipotermia.
  (...)
  generosa como sempre, fez questão de pagar viagem aos sobreviventes que não tinham meios de regressar a casa ou para se dirigirem ao seu destino na América.

  Para mais pormenores sobre esta e outras catástrofes, a BE empresta o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.