01/05/2015

1º DE MAIO

 O gaulês Robert Owen, em 1817, defendia que o dia de um trabalhador deveria contemplar 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso.




  Neste relato, vemos que as condições de trabalho das crianças estava longe deste propósito:

 Crianças de seis anos de ambos os sexos iam trabalhar para as minas, já que os corpos pequenos permitiam que chegassem a espaços apertados.  (...)
 As menos invejadas de todas as crianças trabalhadoras eram os limpa-chaminés. Começavam mais cedo, trabalhavam mais e morriam antes de qualquer outro grupo. (...).
 A Revolução Industrial apenas veio piorar as coisas, pelo menos no início. Antes da Lei das Fábricas de 1844 ter reduzido o dia de trabalho para as crianças, a maioria das produções funcionava doze a catorze horas diárias, seis dias por semana. (...) 
 Em 1810 descobriu-se que os aprendizes de uma fiação estavam nas suas máquinas desde as dez para as seis da manhã até depois das nove da noite, com uma única interrupção de trinta a quarenta e cinco minutos para o jantar, que por vezes era comido de pé, nas máquinas.

Em casa, Bill Bryson

 A escolha desta data para a comemoração do DIA DO TRABALHADOR é uma homenagem aos que morreram na manifestação, em maio de 1886, em Chicago, lutando pelos seus direitos.

 Sugestão - leitura de qualquer livro de Charles Dickens. A BE empresta.

   


1 comentário:

  1. Logo em 25 de abril de 1974 no dia 1 maio maio houve uma das maiores manifestações para as suas exigências.

    ResponderEliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.