23/05/2015

RALI

  O Rali de Portugal é a maior prova de desporto motorizado que se realiza em Portugal, desde  1967. Começou por se designar Rali Internacional TAP, organizado por Alfredo César Torres.
     A primeira edição, de 5 a 8 de outubro, é ganha por José Carpinteiro Albino e António Silva Pereira num Renault Gordini.


   Em 1970, também em outubro, o Rali já conta para o Campeonato Europeu de Ralis. O finlandês Simo Lampinen, num Lancia Fulvia HF, vence esta edição.


      Três anos depois, 1973, agora realizado em março, passa a contar para o FIA World Rally Championship. Continua a ser uma prova para elites que se deslocam para as florestais para verem, nesta edição, Jean Luc Therier vencer, no seu Renault Alpine.


   É interessante verifcar que, mesmo no Verão Quente de 1975, em julho, o Rali realiza-se. A prova passa a chamar-se Rali de Portugal Vinho do Porto, por mudança de patrocinador. De novo um finlandês, que vai repetir a proeza, vence a prova, num carro que como muitos outros desta prova, se torna o sonho dos milhares que assistem à prova, um Fiar Abarth.


   Como não queremos referir todos as provas, terminamos com a edição de 1982, ganho pela primeira, e única vez, por uma mulher, Michelle Mouton, num fantástico Audi Quatro.


  Dos corredores portugueses, podemos recordar António Peixinho, Francisco Romãozinho e Manuel Queirós Pereira.
  Numa época sem autoestradas, era uma emoção vê-los passar nas estradas nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.