24/06/2015

A CASCATA

   Alguma vez na vida de um professor acontece fazermos uma pergunta, cuja resposta, para quem a faz, é evidente.
  Talvez no ano lectivo de 92/93, nesta Escola, tinha, a Português, a turma do 6º A, que recordo com muita saudade. Grande apreciadora do S. João, nada melhor que escolher um texto, não sei de que autor, sobre essa noite mágica e todas essas tradições. Para mim, o texto não apresentava qualquer dificuldade... Daí as perguntas à volta de cascata!?!


  Algumas caras zangadas, sem eu perceber a razão, com um texto tão... fácil. A surpresa veio na correção. Mesmo as/os melhores baralharam a cascata... Que se passaria? Muito simples, desconheciam o que era uma cascata de S. João! Para eles, cascata era uma queda de água. Pura e simplesmente!
  
   Neste dia de S. João, um grande abraço para toda a turma. Nunca me esqueci deste episódio, até porque há quem mo recorde inúmeras vezes...
Isabel Campos

10 comentários:

  1. Foi com muito carinho e algumas lágrimas que revivi esta maravilhosa recordação! Foram, sem dúvida, os melhores anos da nossa vida e até hoje tenho o previlégio de conviver com esta grande professora que até hoje me ensina! As lições são inúmeras e até hoje sabemos o que é a cascaríeis de S. João! Obrigada é um bem haja Prof. Isabel Campos.
    Ana Cravo Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana. Recordo muito a vossa turma, assim como recordo mais outras duas ou três, e, felizmente, um grande número de alunos de outras turmas, as nossas "discussões", as nossas visitas de estudo. Depois de vos deixar, e por vossa causa, passei a não utilizar o manual e fiquei com muita pena de não o ter feito convosco.
      Um grande abraço para todos vós.
      Isabel

      Eliminar
  2. Olá!
    Que saudades! As lágrimas também apareceram por aqui. Realmente a minha passagem pela escola do Monte da Ola ficará para sempre gravada no meu coração e vincada na minha personalidade. Estou grata à professora Isabel Campos e a muitos outros professores/as que contribuíram para a construção da minha identidade. Agora, enquanto professora tento ser como vocês … mas é difícil! Continuarão sempre no meu coração e no meu pensamento. Obrigada pela vossa dedicação!
    Lara Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larinha foi muito bom! Se tiveres o mail da Joana e do Edgar passa-lhes, sff! Amigos como vocês e professores (alguns) já não existem!
      Bjinhos

      Eliminar
  3. Que bom, Lara! Ser professora, agora, é muito, mas muito, mais difícil. Certamente que és uma excelente professora, como eras uma excelente aluna. Espro que daqui a 20 anos, também possas recordar uma turma, mas sem ...cascata.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tão bom ver reconhecido o trabalho feito! Parabéns, Isabel Campos!

    ResponderEliminar
  5. Bem, ainda parece que foi ontem...é já passaram uns aninhos. Há professores que nos marcam para a vida, e a Prof. Isabel Campos foi um deles. Tenho muito orgulho em ter pertencido a esta super turma. A "cascata" bela recordação! Bisous de Paris e até um dia deste. Pedro Araujo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pedro. Gostei muito de ter notícias tuas. Que tudo te continue a correr bem.
      Bjs
      isabel

      Eliminar
  6. Muitas saudades da vossa turma, incluindo as gargalhadas da Joana. Como a vossa turma tenho tido outras, mas já não é o mesmo...nem os alunos, nem a escola. Já lá vão uns anitos, mas cá continuarei, quase tantos, como os que passaram...Um abraço e desejos de sucesso para todos vocês, Paula Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma grande Professora! Um bem haja Paula Costa!
      Obrigada por tudo!
      Bjinhos

      Eliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.