18/06/2015

CARAVAGGIO

 Nascido em Milão e criado numa pequena aldeia chamada CaravaggioMiguel Angelo Merisi (1571-18 de julho 1610) - que seria  mais tarde designado, pelo nome da sua aldeia. (...) 
 O quadro David e Golias teve origem num episódio crucial da vida de Caravaggio. (...) Foi aplicada a Caravaggio uma sentença de morte - (...) - por homicídio. Tal significava que todos os que se cruzassem com ele eram obrigados a denunciá-lo às autoridades ou até a matá-lo e a entregar a sua cabeça. (...)

David com cabeça de Golias

 Antes de Caravaggio, já vários artistas se tinham retratado a si próprios como David. A versão de Caravaggio desta cena de celebração do bem sobre o mal é única, pois o autorretrato de Caravaggio é a cabeça decepada de Golias.  Na pintura de Caravaggio, David ostenta uma aparência cândida e não exibe qualquer exaltação pela sua vitória, antes exprime compaixão e pena. O semblante de Caravaggio, esse, está atormentado e fortemente desfigurado pela morte. 
  Ao apresentar a sua cabeça decepada a quem contempla a imagem, Caravaggio exprime arrependimento pelas suas ações e tenta mitigar o seu sentimento de culpa.


Como sentimos, Giovanni Frazzetto
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.