11/09/2015

D. H.

  Um dos grandes, e controversos, escritores de língua inglesa nasceu há 130 anos.
     D. H. Lawrence - David Herbert Richards Lawrwnce - nasceu em 1885, na zona mineira de Nottinghamshire, que tão bem vai retratar em algumas das suas obras. As dificuldades da família - pai mineiro e mãe operária fabril, apesar das  suas habilitações para o ensino, a desumanização das áreas industriais vão refletir-se na sua obra, para além da sexualidade sempre presente, o que lhe irá causar muitos dissabores, proibições de vendas e julgamentos.

                                                                                 

  A morte da mãe, em 1910, ano em que publica O pavão branco, afeta-o profundamente. A relação com a mãe e a dor da sua perda estão magnificamente descritas em Filhos e amantes, obra autobiográfica. Durante os anos da I Guerra, Lawrence instala-se na Cornualha, onde escreve dois dos seus mais conhecidos romances - O arco-íris (apreendido, depois de ter sido considerado obsceno) e Mulheres apaixonadas - e é acusado de espionagem, o que o leva a um exílio voluntário,viajando pelo mundo. 
  Em Itália, nos anos 20, escreve mais dois romances de sucesso que, de novo, lhe vão criar problemas e inimigos - A virgem e o cigano e O amante de Lady Chatterley. Este último, publicado nos Estados Unidos, em 1928, numa edição censurada, foi levado a tribunal, assim como a editora Penguin, em 1960, a fim de ser provado que se tratava de uma obra literária, apesar da linguagem usada, não mais obscena do que a que se pode ouvir, hoje, na rua ou em qualquer transporte público...
  As constantes viagens de D. H. Lawrence levaram à publicação de Lugares Etruscos e O mar de Sardenha.
   Com uma vida pessoal atribulada, saúde física e mental débil, casamento e divórcio de Frieda, amizades e outras ligações, D. H. Lawrencw morreu em 1930.
   Merece ser lido e a BE empresta O amante de Lady Chatterley.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.