08/09/2015

O NOSSO PAPA

                              

    Pedro Julião (1215-1277) foi eleito Papa, o único português, segundo uns a 8 de setembro de 1276, outros a 20 do mesmo mês), com o nome de João XXI. Também conhecido por Pedro Hispano, foi ainda um notável médico, tendo começado os seus estudos em Lisboa e, mais tarde, em Paris ou em Montpellier. Para além da medicina, professor na Universidade de Siena, Pedro Hispano estudou teologia, lógica, física, metafísica e a dialética de Aristóteles.
  Conselheiro de Afonso III, arcebispo de Braga, escreve vários tratados sobre matérias tão díspares como um manual sobre a lógica aristotélica - Summulae Logicales -, que foi usada mais de 300 anos nas universidades europeias, um tratado oftalmológico - De oculo -,  Thesaurus Pauperum, em que trata de várias doenças e suas curas,  traduzido para 12 línguas. 
  No campo oftalmológico, segundo se conta, quando Miguel Ângelo adoece durante a pintura da Capela Sistina, é uma receita de Pedro Hispano que o cura.
 Durante o seu papado, continuou os seus estudos e experiências, pelo que costumava encerrar-se num edifício, em Viterbo, para trabalhar. No dia 14 de maio de 1277, o edifício ruiu, tendo João XXI ficado soterrado.
   Dante, na Divina Comédia, coloca a sua alma no Paraíso, junto a São Boaventura, referindo-se-lhe como aquele que brilha em doze livros, referência aos tratados que escreveu.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.