20/10/2015

DESTRAVAR

 A tradição oral sempre foi muito rica em lengalengas que foram, e continuam a ser, recolhidas, como estas duas aqui transcritas. Esta primeira ajuda a matemática;

A criada lá de cima
É feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
Diz assim para o patrão:
Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.

 e esta pode ser continuada de acordo com a imaginação de cada um: 

Eu fui a Viana
A cavalo numa cana,
Eu fui ao Porto
A cavalo num burro morto.
Eu fui a Braga
A cavalo numa cabra,
Eu fui ao Douro
A cavalo num touro.

  Mas bem mais difíceis são os trava-línguas que necessitam de muita prática. Comecemos a dizê-los:

Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.

O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.


O tempo pergunta ao tempo
Quanto tempo o tempo tem.
O tempo responde ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem. 


Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato

Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fosse lá.


Difícil? Mais exemplos podem ser encontrados na BE.


   






Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.