23/10/2015

LAROUSSE



   Este é dos logótipos mais conhecidos da língua francesa. Quando se fala de dicionário de francês, fala-se de Larousse e vice-versa.
  Pierre Athanase Larousse (1818-1875) ensinou numa escola em Versalhes, mas descontente com os métodos em vigor, partiu para Paris, em 1840. Com a futura mulher, Suzanne Caubel, publicou um curso de língua francesa para crianças. O encontro com outro professor, Augustin Boyer, vai levar à criação da Livraria Larousse et Boyer, começando a publicar textos para crianças e manuais escolares para professores, motivando a criatividade e a autonomia.
   O novo dicionário da língua francesa surge em 1856, a que se vai seguir  o Petit Larousse. mas é em 1863 que é publicado o primeiro volume da grande obra, elogiada por Vitor Hugo, que vai tornar Larousse famoso e a sua obra um clássico - O grande dicionário universal do século XIX.
    Morre de exaustão, em 1875, depois da publicação dos 15 volumes e dos muito suplementos do Grande Dicionário. A sociedade com Boyer já tinha acabado em 1869.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.