21/11/2015

EM TEU VENTRE

   José Luís Peixoto estará, na próxima quinta-feira, às 21.30, na Biblioteca Municipal, para falar sobre o seu último livro, Em teu ventre. 


  As aparições de Fátima são tema desta obra. Como nos lembramos, Lúcia, Jacinta e Francisco foram perseguidos pelo administrador, pela Igreja e pela própria família que não acreditavam no que as crianças diziam.
  Transcrevemos uma passagem sobre a mentira:

  Uma mentira, fina como um cabelo, perturba para sempre a ordem do mundo. Aquilo que sabemos tem muita importância. Tomamos decisões, vamos por aqui ou por ali, consoante aquilo que sabemos. (...)
 Uma mentira, mesmo que transparente, perturba o entendimento que os outros têm da realidade, leva-os a acreditar que é aquilo que não é. Essa poluição vai turvar-lhes a lógica do mundo. (...)
   Uma mentira baralha tudo aquilo em que toca, desequilibra o mundo. É por isso que uma mentira precisa sempre de mentiras novas para se suster. O mundo não lhe dá cobertura. Para alcançar a coerência, cada mentira requer a criação apressada de um mundo de mentira que a suporte. É assim que a mentira vai avançando pela verdade dentro, como uma toupeira cega a abrir túneis e câmaras no interior da terra. Quando se abre a boca para libertar uma mentira, a primeira, filha de nada que a justifique, nunca se consegue ter noção completa de onde chegará. (...)
   Uma mentira pode construir edifícios imensos, levantar cidades; uma mentira pode pôr em movimento milhares de pessoas, pode dar propósito a multidões incalculáveis, cada pontinho a ser uma cabeça com história; uma só mentira pode manter em cativeiro gerações inteiras de pessoas que ainda não nasceram, netos que os avós não são capazes de imaginar, ignorantes da mentira original que os domina. Entendes? Consegues entender o que te estou a tentar dizer-te?
   Sem pestanejar, Lúcia continuou a fixar o padre nos olhos, mas não lhe respondeu, continuou em silêncio, a respirar pelas narinas, com os lábios apertados.

 A BE empresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.