11/11/2015

S. MARTINHO, CASTANHAS E...


 A grande sabedoria popular, nas suas adivinhas e provérbios, contribui para o nosso conhecimento da natureza, da agricultura e da meteorologia.
 O S. Martinho não foge à regra e são inúmeros os exemplos desta tradição oral. Das adivinhas, transcrevemos apenas duas:  

Alto foi nascimento,
fui criada num convento,
e quando me ia a rir,
tamanho trambolhão dei
que a minha casa não voltei!


De mim nasce uma donzela,
mais formosa do que eu,
ela vai com quem me deixa,
eu fico com quem me deu.


  Os agricultores aprendiam, através de provérbios ancestrais, transmitidos oralmente, quais as sementeiras e as tarefas de cada mês, estação ou festa, como é o caso da época em que estamos. 

No dia de S. Martinho prova o teu vinho,

No dia de S. Martinho lume, castanhas e vinho

Pelo S. Martinho mata o teu porco e semeia o teu cebolinho.

Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

  Pela mesma razão, não podemos estranhar esta temperatura fantástica que temos tido, pois

Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.

 Mas, não esqueçamos que.

Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

  Estes e outros provérbios podes encontrar nesta obra de José Pedro Machado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.