10/12/2015

SELMA

  Antes mesmo de as mulheres suecas terem direito ao voto, o que só aconteceu em 1919, o Prémio Nobel da Literatura é entregue a Selma Lagerlöf, no dia 10 de dezembro de 1909.

   Nascida a 20 de novembro de 1858, Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf foi, também, a primeira mulher a pertencer à Academia Sueca. Estudou em Estocolmo e ensinou numa escola feminina durante dez anos, ao mesmo tempo que escrevia sobre as lendas e histórias que tinha ouvido em criança.
   Em 1897 conhece Valbora Olander que a leva a conhecer e a colaborar com o movimento sufragista.
   A saga de Gösta Berlings, em 1891, foi o primeiro livro publicado, seguindo-se, entre outros, As aventuras maravilhosas de Nils Holgersson, de 1907. A Associação Nacional de Professores encomendou a Selma um livro de textos para Geografia, o que a levou a percorrer o país, a estudar a natureza e a recolher lendas e histórias populares. Foram  estas pesquisas que deram origem às aventuras de Nils, um dos primeiros livros a adotar o novo acordo ortográfico sueco de que Selma era uma grande defensora.
  Nils, um rapaz preguiçoso, só preocupado em comer e dormir, cruel para com os animais, captura um duende quando fica sozinho em casa a estudar a Bíblia, enquanto os pais vão à igreja. Depois de várias peripécias, o duende transforma Nils num duende, o que lhe permite falar com os animais, que ficam encantados quando descobrem que Nils está do seu tamanho e que se podem vingar. Entretanto, ...


   A BE empresta a quem quer conhecer o resto da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.