29/01/2016

BERTHA BENZ

  Bertha Ringer nasceu em 1849 numa família rica. Casou , em 1872, com Karl Benz, tendo investido uma boa quantia de dinheiro na empresa que ele dirigia, antes do casamento. o que, depois de casada, não lhe seria legalmente permitido. 

  













  
  A firma Benz & Cie, em 1885, construiu o primeiro veículo que não era puxado por cavalos e que podia atingir uma velocidade de 40 Km por hora, que foi patenteado no dia 29 de janeiro de 1886.


 Bertha, sem nada dizer ao marido, e sem autorização das autoridades, acompanhada pelos dois dos seus filhos, de treze e quinze anos, em agosto de 1888, decide ir visitar a mãe, percorrendo a distância de 106 Km, entre Mannheim e Pforzheim, tornando-se o primeiro condutor a conduzir um automóvel numa viagem tão grande.
 Mais do que visitar a mãe, Bertha pretendia publicitar o carro, numa operação de marketing sem paralelo na história do automóvel.
 Como se deve calcular, a viagem foi recheada de peripécias. Desde a falta de combustível, resolvida numa farmácia, o recurso a uma liga para consertar a ignição, um ferreiro para reparar uma correia, um latoeiro para os travões, um gancho do chapéu para desentupir o tubo do combustível, a água, a pouca potência do carro que tinha de ser empurrado nas subidas, etc...
 Quando chegou a Pforzheim, enviou um telegrama ao marido e regressou uns dias depois. A viagem permitiu que, não só fossem revistos os equipamentos e feitas novas experiências e melhoramentos, mas, acima de tudo, provou que a publicidade e os testes de condução são importantíssimos para a venda de um carro.
 Bertha Benz morreu em 1944, várias vezes condecorada, personagem de livros e de séries. Em 2008 foi criado o Bertha Benz Memorial Route, um roteiro que permite reconstruir o trajeto seguido pela condutora.
  A marca Mercedes-Benz surge em junho de 1926, depois da fusão da firma de Karl Benz com a Daimler, fundada por Gottlieb Daimler.


  Porquê Mercedes? História interessante, também, que merece que façam uma pesquisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.