22/01/2016

BYRON

  

 Entre 1809 e 1811, Lord Byron viajou pelo sul da Europa daí resultando o longo poema Peregrinação de Childe Harold. Num tom autobiográfico, Byron, ou melhor, Childe Harold, que, cansado da vida que tem levado,  lamenta o tempo perdido na juventude, reavalia a sua vida, iniciando uma peregrinação para reflectir.
 Portugal faz parte do seu itinerário, tendo Sintra impressionado muitíssimo Byron, como romântico que era.


  Dessa estadia, de 7 a 17 de julho de 1809, durante a ocupação francesa, visitou Lisboa, Sintra e Mafra. Tinha 21 anos. Viaja com o amigo John Hobhouse e três criados. A opinião sobre os portugueses não era a melhor, como se pode ler neste excerto que escreveu ao amigo Francis Hodgson, na véspera da sua partida:

Lisboa, 16 de Julho de 1809
   Até ao momento temos seguido a nossa rota, e visto todo o tipo de panorâmicas maravilhosas, palácios, conventos &c., - o que, estando para ser contado na próxima obra, Book of Travels, do meu amigo Hobhouse eu não anteciparei transmitindo-lhe qualquer relato de uma maneira privada e clandestina. Devo apenas observar que a vila de Cintra, na Estremadura, é talvez a mais bela do mundo.
 Sinto-me muito feliz aqui, porque adoro laranjas, e falo um latim macarrónico com os monges, que o compreendem, uma vez que é como o deles, - e frequento a sociedade (com as minhas pistolas de bolso), e nado ao longo do Tejo, e monto em burros ou mulas, e digo palavrões em Português, e sou mordido pelos mosquitos. Mas quê? Aqueles que efectuam digressões não devem esperar conforto.
   Quando os portugueses são pertinazes, eu digo 'Carracho!' - a grande praga dos fidalgos, que muito bem ocupa o lugar de 'Damme!' - e quando fico aborrecido com o meu vizinho declaro-o 'Ambra di merdo' [por 'Homem de merda' ?]. Com estas duas frases, e uma terceira, 'Avra bouro' [por 'Arre burro' ?], que significa 'Get an ass' ['Arranja um burro' ...!?!, obviamente uma tradução incorrecta.], sou universalmente reconhecido como pessoa de categoria e mestre em línguas. Quão alegremente vivemos sendo viajantes! - se tivermos comida e vestuário. Mas, em sóbria tristeza, qualquer coisa é melhor do que Inglaterra e eu estou infinitamente divertido com a minha peregrinação, até ao momento.
    (...)
 Hodgson! Envia-me as novidades, e as mortes e as derrotas e crimes capitais e as desgraças dos amigos; e dá-nos conta das questões literárias, e das controvérsias e das críticas. Tudo isto será agradável - 'Suave mari magno, &c.'. A propósito, tenho andado enjoado e farto do mar. Adieu.

  Lord Byron nasceu no dia 22 de janeiro de 1788.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.