11/01/2016

LEITURA DE ESTUDO

  


 Nuno Pereira, psiquiatra, escreve no De Rerum Natura sobre a importância da leitura de estudo.
   Destacamos:


   A leitura, como poderoso meio de acesso à cultura, quer para fruição estética quer para adquirir conhecimentos, exige aprendizagem estruturada. Aprender a ler implica passar da mera decifração de palavras à compreensão e interpretação de textos de tipologia variada. É um facto que muitos alunos decifram sem compreenderem o texto, pelo que não são evidentemente capazes de reproduzir o que leram. A leitura representa o principal veículo para a aquisição de conhecimentos transmitidos nas diferentes disciplinas escolares. (...)
   
   Quando o professor prescreve os clássicos trabalhos para casa, focaliza a atenção do aluno na resposta às questões ou na resolução dos problemas, partindo naturalmente do pressuposto de que o aluno recorrerá para tal não só à memória e aos apontamentos da aula, como à leitura dos textos informativos do livro e doutras fontes. Porém, muitos alunos dependentes, com dificuldade na compreensão da leitura, nem sequer leem os textos com o objetivo específico de colher os elementos necessários para responder ou resolver conforme o solicitado pelo professor e muito menos leem todo o texto com a intenção de se apropriarem do conteúdo. (...)
  
   Para consolidação, deve registar (no caderno diário) o produto da leitura, isto é, a informação organizada em esquema, conjugada com os apontamentos da aula e doutras fontes. Sem organizar toda a informação, não pode memorizar nem aplicar conhecimentos na resposta a questões ou na resolução de problemas, com proficiência. Em suma, saber ler para estudar constitui um pré-requisito essencial para o êxito académico e profissional.

Todo o texto pode ser lido aqui.                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.