29/02/2016

CENTÍGRADO OU CELSIUS ?

  Mais uma vez, recorremos ao De rerum Natura para o tema de hoje. Guilherme de Almeida explica a terminologia da unidade corrente de temperatura. Devemos dizer grau centígrado ou grau Celsius?



Muito se tem escrito e falado sobre a utilização do grau centígrado como unidade corrente de temperatura. Nos jornais, na rádio e na televisão, uns dizem «grau Celsius», e outros falam no «grau centígrado». Mas subsiste, para algumas pessoas, a dúvida aparentemente eterna: a forma correcta é «grau centígrado», ou «grau Celsius»?

Pois bem, caro leitor, a designação «grau centígrado» foi rejeitada há muito tempo, em 1948, logo na 9.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, ligada ao Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), autoridade mundial máxima na definição de unidades. Desde então, a designação correcta passou a ser «grau Celsius», mas os bons hábitos demoram a consolidar-se. Utilizar o obsoleto «grau centígrado» em vez do «grau Celsius» é erro e não é uma simples questão de gosto ou de opção pessoal. 

  Todo o artigo pode ser lido noutro espaço de consulta obrigatória, como já aqui temos referido, Ciberdúvidas. Podemos ler, do mesmo autor e no mesmo endereço, um outro artigo sobre Unidades maltratadas, onde escreve sobre km, min. s. kg. o grama. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.