02/02/2016

DAMIÃO DE GÓIS

 De há uns anos a esta parte, o chamado romance histórico tem aparecido em grande número nas livrarias. Contudo, há livros e livros...
 Fernando Campos há muitos anos que vem publicando esses romances, com sucesso, com seriedade e com uma escrita muito agradável. A sala das perguntas é um desses livros.



A intolerância, o Humanismo, a História de Portugal, a Inquisição, Erasmo de Roterdão - Erasmo abraça-me como pai. sinto que esconde o sentimento. - Lutero, a religião são temas desenvolvidos por Fernando de Campos.

 - Perguntas? Respostas? Segredo! E que foi a vida dele senão, nesta imensa sala das perguntas que é o universo, procurar as respostas, calar respostas, fingir respostas?... - mirou dentro os amigos e, tornando a volver os olhos às águas da ribeira: - O tempo...

  Este "dele" refere-se a Damião Góis, historiador, humanista, protegido de D. Manuel, de quem foi representante na Feitoria da Flandres, o que lhe proporcionou o contacto com os homens do Renascimento europeu.  


  
 O contacto com a cultura e arte europeia tornaram-no um colecionador e um dos homens mais cultos do seu tempo. Da sua coleção, destaca-se o tríptico As tentações de Santo Antãode Hieronymus Bosch, reproduzido na capa do livro, que pode ser visto no Museu de Arte Antiga, em Lisboa.


  Damião Góis nasceu no dia de hoje, em 1502.

  A BE empresta este e outros livros de Fernando Campos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.