08/02/2016

TABELA PERIÓDICA

 Hoje, a Tabela Periódica é sinónimo de Mendeleev (,,,) O que é muitas vezes esquecido é que a origem da Tabela Periódica é pedagógica. e que ela foi concebida para um livro de textos destinado a estudantes da Universidade de S. Petersburgo. (...)



 Como organizar  tamanha diversidade? Mendeleev atirou-se metodicamente ao trabalho: coleccionou dados sobre as propriedades químicas e físicas dos elementos, escreveu a vários químicos estrangeiros solicitando os últimos resultados (principalmente de massas atómicas). 


Como gostava de fazer paciências, lembrou-se de inscrever cada elemento numa carta de jogar, anotando em cada uma as respectivas propriedades. O baralho partia do elemento mais leve, o hidrogénio, até ao mais pesado, (...)
 Depois, começou a ordenar as fichas em longas colunas segundo a massa atómica do elemento, tendo o cuidado de alinhar horizontalmente os elementos com propriedades semelhantes. Arranjou sete grupos, comandados pelo lítio, berílio, boro, carbono,nitrogénio, oxigénio e flúor. Afixou as cartas na parede, mudou e trocou e voltou a mudar  e a trocar. De repente, a 1 de Março de 1869 (no calendário ocidental), fez-se luz.
(Como era moda na época, Mendeleev disse que a solução lhe apareceu num sonho; há razões para duvidar.) As propriedades dos elementos eram "funções periódicas dos seus pesos atómicos". Apenas seria necessário proceder a alguns ajustamentos. A tabela - um verdadeiro tabuleiro de xadrez - foi evoluindo, englobando cada vez mais elementos. A última versão revista de Mendeleev data de 1902, e já inclui os gases nobres.
Haja luz, Jorge Calado

  Dimitri Ivanovic Mendeleev nasceu a 8 de fevereiro de 1834 e morreu a 2 de fevereiro de 1907, antes da Revolução Russa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.