15/05/2016

DELGADO


...  o dia em que Humberto Delgado chegou a Coimbra na campanha presidencial de 1958.(...)
Eu tinha vestido a capa e batina e, um tanto desconfiado, fui juntar-me a alguns amigos também eles trajados a rigor. (...)
Até que desembarcamos no Largo da Paragem. E não conseguimos conter as lágrimas: eram milhares de pessoas, ... 
E então chegou. Eu estava perto do Astória. Ele vinha de pé, no carro aberto, sorridente, agitando freneticamente os braços. Creio que esse gesto foi tão importante como aquela pequena frase. Delgado não saudava, puxava por nós, levantava-nos do chão, ...
Passou mesmo à minha frente. A meu lado estava um homem muito alto, com um filho ao colo. Com as lágrimas pela cara abaixo, levantou o filho acima da cabeça e gritou: Oh meu General, salve o meu filho dos tiranos.
Esse foi o momento que mudou a minha vida. Humberto Delgado e aquele homem de quem não sei o nome fizeram de mim um revolucionário.
Manuel Alegre, Uma outra memória


 Há 110 anos, nascia Humberto Delgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.