23/05/2016

VULGAR DE LINEU

 Quando se quer dizer que uma coisa é muito vulgar usa-se, ou usava-se, a expressão vulgar de lineu. A sua origem está no biólogo, zoólogo, botânico sueco, Carlos Lineu, conhecido como «pai da taxonomia».


  Nascido a 23 de maio de 1707, frequentou e ensinou na Universidade de Upsala, tendo viajado muito na procura e aperfeiçoamento dos seus trabalhos. A ele se deve o sistema de classificação dos seres vivos, com a divisão em reinos, classes, ordens e espécies.
  Em 1758 publicou Sistema da Natureza onde expôs o sistema binário de nomenclatura. O nome (em latim!) de cada espécie de animal ou planta seria sempre constituído por duas palavras - a primeira, um nome genérico, característico dum dado grupo; e a segunda, um nome trivial, específico de cada membro do grupo. (...) Com algumas modificações e aperfeiçoamentos, continua em vigor. De qualquer modo, foi o primeiro sistema binário introduzido na ciência, séculos antes da linguagem dos computadores. É também o que resta do latim como linguagem universal de comunicação científica. (Haja luz!, Jorge Calado).
   Atraiu estudantes de toda a Europa para as suas aulas. Organizava excursões científicas para recolha de espécies 
  Rousseau, Goethe e Stridberg elogiaram-no.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.