22/10/2016

PRIMEIRO-ALMOÇO

Vamos terminar o tema da alimentação com o primeiro-almoço, denominação que o Dr. Emílio Peres, pai da nutrição em Portugal, utilizava para sublinhar a importância da primeira refeição do dia. Todos sabemos que quando falta o pequeno-almoço piora a atenção na escola e que os jovens com défices nutricionais revelam mais dificuldades de aprendizagem, já para não falar na menor imunidade e resistência a infeções. Como podemos ler na Plataforma Contra a Obesidade, o pequeno-almoço deve contribuir com 25% das calorias totais do dia. Ou seja, é tão importante como o almoço e o jantar. Sem pequeno-almoço, o metabolismo permanecerá lento, após oito ou mais horas de jejum nocturno. O organismo, com um baixo nível de glicose sanguíneo reduz o seu metabolismo. Por isso, omitir esta refeição também não é aconselhável a quem deseja perder peso.

Por favor, não apanhe o comboio em jejum
A Fertagus, empresa que detém a concessão do serviço ferroviário entre Lisboa e Setúbal, iniciou, na passada segunda-feira, uma campanha de sensibilização para a importância de tomar o pequeno-almoço. Segundo o jornal Público, o apelo surge depois de a empresa ter percebido que há cada vez mais passageiros a desmaiar nos comboios, de manhã, por estarem em jejum. Estes incidentes resultam em atrasos que podem prejudicar a vida de muitos.

Agora, uma nota divertida. Recordemos esta pérola da Britcom, a preparação do pequeno-almoço pela clássica dupla Morecambe and Wise.


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.