06/11/2016

A GRALHA


I' m back!
Mais trôpega, mais pitosga, mais rabugenta, a passar mais tempo no ninho, mas com boa memória. 
Os 56 anos do edifício do Cinema Palácio (infelizmente com outra utilização) e a reabeartura do cinema Trindade, no Porto, fizeram avivar memórias. 
Desde muito nova, ainda sem ousar voos solitários, era levada por pássaros mais velhos ao cinema. Alisávamos as penas, escolhíamos uma plumagem de festa e, cheios de emoção, lá íamos ver animais da nossa espécie ou de outras, como Tom & Cherry, Bugs Bunny.
Quando as luzes se apagavam e se abriam as cortinas, o mundo do maravilhoso surgia. A mais antiga recordação é de Fantasia de Walt Disney onde, entre outros, as minhas elegantíssimas primas avestruzes dançam admiravelmente. (Podem ver o filme na BE).

Depois, seguiram-se filmes mais "sérios", conforme a nossa idade. Limpámos os olhos com as nossas asinhas, rimos até nos caírem as penas, abrimos os olhos para o mundo e sonhamos ... com Robert Redford em The great Gatsby,


com Warren Beatty em Reds

e com Jack Nicholson em Voando sobre um ninho de cucos.

No segundo intervalo, o primeiro tinha sido antes do começo do filme, íamos ao WC, bebíamos ou comíamos. Acima de tudo esvoaçávamos para ver, e ser vistos, quem estava. Não havia o péssimo hábito de comer painço assado, em muitos casos ruidosamente, e bebericar durante a sessão, muito menos entrar e sair, incomodando os outros.
A televisão transmitia durante poucas horas. Não havia i-pads, nem afins. O ecrã era gigante. O som não afetava os nossos pobres tímpanos. No final, conforme a hora, lanchávamos, ou, já uma avezinha crescidinha, depois da sessão da noite voava até à Cunha para um Nebraska com chantilly.
O cinema era um must semanal.
Those were the days!
Bicadas ternas e saudosas da vossa 

Gralha

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.