03/11/2016

A POESIA VOLTOU A SÃO BENTO

Aquela cativa, que me tem cativo, porque nela vivo, já não quer que viva (...)

O Ministro das Finanças esteve ontem no Parlamento para mais uma audição sobre o Orçamento de Estado para 2017 (desta vez trouxe as famosas tabelas). Respondeu às críticas sobre as cativações de verbas dos ministérios, recorrendo aos versos iniciais de uma redondilha que Camões escreveu para Bárbara, a escrava por quem se perdeu de amores na Índia. Estava inspirado o Senhor Ministro. De Camões passou a Jorge Luís Borges. Após uma intervenção de uma deputada, arremessou, Só devemos falar para melhorar o silêncio. O ambiente azedou.
A oposição não quis deixar de estar à altura das incursões literárias de Mário Centeno e, socorrendo-se também de Camões, eis que surge Perdigão Perdeu a Pena
No programa Governo Sombra do passado sábado, Pedro Mexia recordou o episódio que levou Natália Correia a escrever o poema satírico Truca-Truca. Durante o primeiro debate parlamentar sobre a interrupção voluntária da gravidez, um deputado de nome Morgado, afirmou que o acto sexual é para fazer filhos. Natália Correia inspirada pelas declarações do dito deputado, logo escreveu o poema e pediu a palavra. As gargalhadas vieram de todas as bancadas e e a sessão teve de ser interrompida.
Não, não vamos transcrever o Truca-Truca.
Natália Correia (1923 - 1993)


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.