20/12/2016

SANTA CLAUS vs FATHER CHRISTMAS




   Esqueçam o Pai Natal inventado pela Coca-Cola, uma nova história, muito menos comercial e muito mais bonita foi publicada na revista The Spectator, por Mark Forsyth, com o sugestivo título How Santa Claus ate Father Christmas.
    Segundo Mark, foi por volta de 1870 que Father Christmas foi "engolido" pelo americano Santa Claus.
   Desde o séc. XIV que se encontram relatos do Pai Natal, velho e anafado, já que o Natal é antigo e uma festa. Mas, ao contrário do seu "primo" americano, não vivia no Pólo Norte, não dava prendas e não tinha renas. Como se sabe, Nova Iorque já foi Nova Amesterdão, no tempo da colonização holandesa. Ora, S. Nicolau costumava dar prendas aos meninos holandeses, no dia 6 de dezembro.
   Seguindo essa tradição, John Pintard, fundador da Sociedade Histórica de Nova Iorque, em 1804, mandou imprimir panfletos e tentou tornar S. Nicolau o patrono da cidade, sem sucesso.
  Como esta campanha se tornou um pouco ridícula, outro membro desta Sociedade, Washington Irving, escreveu um conto onde coloca S. Nicolau a chegar num trenó, a descer pela chaminé e a encher as meias das crianças. O que era apenas uma brincadeira inspirou um outro membro, Clement Clarke Moore, a escrever um poema que começava: Twas the night before Christmas and all through the house... Assim, S. Nicolau deixa de dar presentes no dia 6 e passa a dá-los no dia 24 de dezembro.
   Em Inglaterra, não era hábito a dádiva de prensas no Natal. No mais famoso conto de Natal, o de Dickens, Scrooge oferece um peru, mas não com o sentido que damos a prenda, mas apenas como uma ajuda para a ceia de Natal. A filha mais velha de Dickens recorda-se que, em 1840, o pai a levou a uma loja na véspera de Natal e de lhe ter comprado um brinquedo, mas sem chaminé ou meias.
   Mas, então, tudo mudou - uma nova moda chegou dos EUA - as prendas, as meias, as chaminés, no Natal.
   Santa Claus ou Father Christmas vieram para ficar, até porque o comércio fá-los reaparecer todos os anos.

  Um BOM NATAL e ... muitas prendas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.