14/02/2017

LOVE IS IN THE AIR

Love Spoons

A tradição de esculpir e oferecer colheres em madeira começou no País de Gales entre os séculos XVI e XVII. Eram oferecidas como prova de amor, tal como nos nossos dias se oferece um ramo de flores, contudo, neste caso, a Love Spoon era mais duradoura…
A decoração das Love Spoons expressa diferentes significados, existindo uma interessante simbologia em cada colher. Assim, algumas das decorações mais  comuns como corações, chaves, fechaduras significam  amor eterno.
Em Vila do Conde, a autarquia promove a  Feira das Colheres de Pau que  pretende recriar uma tradição com mais de 300 anos. Como podemos ler aqui, nasceu de um alvará régio de D. Pedro II, a 5 de Setembro de 1704, por solicitação das gentes de Vila do Conde, e onde se instituía a 'Feira Franca de Santo Amaro', a realizar ao dia 20 de cada mês.
A "Feira dos Vinte" foi-se mantendo mas com o passar dos anos sofreu algumas alterações que a tornariam na "Feira dos Namorados", onde os jovens das terras limítrofes se deslocavam nos seus trajes de festa, levando colheres de pau que serviam de "suporte" para escrever versos e rimas às suas amadas.
Na feira não faltava o som das gaitas tocadas por músicos galegos e barracas onde se vendiam vinho, pão e figos.
Durante séculos a "Feira dos Namorados" foi o local privilegiado para os jovens encontrarem o seu "par ideal", mas actualmente resume-se apenas a venda de colheres de pau.
Segundo a tradição, os rapazes tinham que "roubar" a colher de pau que as raparigas traziam, oferecendo-a depois à jovem da sua escolha, que podia ser ou não a mesma que tinha sido "roubada".

Graças aos alunos do 3º ciclo e à colaboração preciosa das professoras de Educação Visual, a nossa escola, hoje, Dia de São Valentim está mais alegre e colorida. São as Love Spoons do Monte da Ola. Ora vejam:








Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.