17/03/2017

PERSONALIDADE+

 

Nat "King" Cole celebraria 100 anos hoje. Extraordinário pianista, dono de um requintado swing e percursor, no jazz, do trio piano, contrabaixo e guitarra, seria como cantor que ficaria mundialmente famoso. Nada melhor que as palavras do especialista José Duarte para caracterizar Nat "King" Cole.
   O que há de mais interessante para se dizer sobre ele é que morreu apreciado como um grande cantor. Mas é preciso também referir que, além disso, era um extraordinário pianista. Esta é uma faceta menos conhecida do público em geral, mas é a mais importante", afirma José Duarte.

   "Por isso mesmo é que no meu programa de rádio, 'A menina dança', passo muitas coisas do Nat 'King' Cole. Toco músicas dele a cantar em Inglês e em Castelhano e os temas que interpretou como pianista com o seu trio", acrescenta o professor auxiliar convidado para disciplina de opção livre Jazz na Universidade de Aveiro.
   "Enquanto cantor, ele tinha, sem dúvida, um estilo tão definido que nunca ninguém o conseguiu imitar. Abre a boca nas gravações e toda a gente sabe que é ele que está a cantar. Mas, no que respeita a estilos únicos, não está sozinho. Também Charlie Parker, como instrumentista (era pianista e saxofonista), foi inimitável".
   E, depois, há a voz. "A própria maneira que ele tinha de cantar solidificou um estilo. E foi esse estilo que o celebrizou. Mesmo a cantar em Castelhano, com aquela pronúncia, era fabuloso. Tinha um 'swing' e uma fraseologia muito peculiares, impossíveis de copiar", sublinha o especialista.(...)

   Por isso, justifica, "é que ressalto a vertente de instrumentista de Nat 'King' Cole. O seu talento está plasmado em peças que são obras-primas, em que se faz acompanhar de outros intérpretes famosos de jazz. Para mim, essas gravações em trio são das melhores de toda a sua discografia. Era um músico muito evoluído para a época".

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.